• Nara Brito Barro Advogada

Contratos Conscientes - Movimento empresarial para se conectar aos reais valores



A advogada americana J Kim Wright concebeu a expressão Contratos Conscientes, que são contratos que fazem parte de um novo movimento empresarial consciente e integrativo que prioriza a conscientização das relações humanas em seus modelos de criação.


Esses contratos se baseiam em valores e propósitos, com linguagem simples, que conectam pessoas e constroem relações claras, duradouras e justas. E essa nova perspectiva no mercado empresarial é fruto de reflexões sobre os impactos trazidos pela 4ª Revolução Industrial, e intensifica-se neste momento histórico que vivemos nesta Pandemia com a intensificação de tecnologia e informação.


Esse movimento reavalia os reais benefícios da Sociedade 4.0 – Era da Informação, na qual não há muitos limites definidos sobre a tecnologia/informação ofertada e consumida e, desde então, começamos a atravessar e adentrar na Sociedade 5.0 (assistam aos documentários Privacidade Hackeada e Dilemas das Redes, ambos na Netflix).


A Sociedade 5.0 é a Sociedade Inteligente – originada no Japão em 2016, em que se compreende que a geração de valor é o fator mais essencial, e que empresas e pessoas se conectarão ao mesmo tempo com sustentabilidade, inclusão, eficiência e o poder do intelecto, interconectando, assim, o humano com o tecnológico.


• A própria Kim enfatiza que a evolução está acontecendo em todos os lugares. “Existe uma nova consciência que está surgindo no mundo e os advogados fazem parte dela. Estamos criando um sistema legal para uma nova sociedade consciente e integrativa” (tradução livre**).


• E dentre esse Movimento Integrativo no Direito estão relacionados temas como: Lei colaborativa, Justiça restaurativa, Jurisprudência Terapêutica, Mediação transformativa e Direito preventivo.


• Enquanto advogados e mediadores, podemos orientar nossos clientes a se concentrarem nas grandes questões, dando aos participantes a oportunidade de investigarem seus próprios valores e a compreenderem a influência que as suas escolhas e os seus processos de tomadas de decisão geram em suas vidas.


Uma Sociedade Sustentável, Sistêmica e Consciente começa dentro de cada um de nós, e o reflexo de um contrato consciente entabulado por um advogado com tais habilidades será de reforçar o protagonismo, autonomia, autorresponsabilidade dos contratantes e no contribuir na pacificação de conflitos.

E esses contratos podem ser entabulados, atualmente, por qualquer pessoa e, possibilita, ainda, a inclusão de meios de solução consensual e extrajudicial para o conflito, pois é um documento “vivo e respirável”, construído de forma criativa e costumizada em conjunto com os participantes, apresentando soluções equitativas, em que as partes compreendem a famosa “relação ganha-ganha”.


E essas empresas/empresários conscientes que utilizam desse modelo estão superando seus pares, em muito. Tony Schwartz da Harvard Busines Review, enfatizou que em recente pesquisa foi constatado que as empresas que praticam o “capitalismo consciente” divulgaram resultados financeiros 10 vezes melhores no longo prazo.


• Assim, começar o contrato orientado por valor dá a todos os envolvidos mais segurança e, em última análise, leva a melhores relacionamentos e resultados. Você já participa desse movimento na sua atuação profissional? Compartilhe comigo por aqui!


Fontes: https://actssadv.jusbrasil.com.br/artigos/848151637/voce-sabe-o-que-sao-contratos-conscientes; material da aula “A nova teoria dos Contratos Conscientes®, Sustentáveis e Integrativos na Sociedade 5.0” por Sabrina Chagas de Almeida Noureddine no Curso de Mediação Empresarial do Aretê Sistêmico; https://www.promenadecomunicacao.com.br/2019/08/27/contratos-conscientes/ **

©2020 por Brito e Barro Advocacia e Consultoria Jurídica. Brasil - Ituiutaba-MG e Florianópolis-SC.