top of page
  • Foto do escritorNara Brito Barro Advogada

Contratos Conscientes - Movimento empresarial para se conectar aos reais valores

Atualizado: 9 de jan.





• A advogada americana J Kim Wright concebeu a expressão Contratos Conscientes, que são contratos que fazem parte de um novo movimento empresarial consciente e integrativo que prioriza a conscientização das relações humanas em seus modelos de criação.


• Esses contratos se baseiam em valores e propósitos, com linguagem simples, que conectam pessoas e constroem relações claras, duradouras e justas. E essa nova perspectiva no mercado empresarial é fruto de reflexões sobre os impactos trazidos pela 4ª Revolução Industrial, e intensifica-se neste momento histórico que vivemos nesta Pandemia com a intensificação de tecnologia e informação.


• Esse movimento reavalia os reais benefícios da Sociedade 4.0 – Era da Informação, na qual não há muitos limites definidos sobre a tecnologia/informação ofertada e consumida e, desde então, começamos a atravessar e adentrar na Sociedade 5.0 (assistam aos documentários Privacidade Hackeada e Dilemas das Redes, ambos na Netflix).


• A Sociedade 5.0 é a Sociedade Inteligente – originada no Japão em 2016, em que se compreende que a geração de valor é o fator mais essencial, e que empresas e pessoas se conectarão ao mesmo tempo com sustentabilidade, inclusão, eficiência e o poder do intelecto, interconectando, assim, o humano com o tecnológico.


• A própria Kim enfatiza que a evolução está acontecendo em todos os lugares. “Existe uma nova consciência que está surgindo no mundo e os advogados fazem parte dela. Estamos criando um sistema legal para uma nova sociedade consciente e integrativa” (tradução livre**).


• E dentre esse Movimento Integrativo no Direito estão relacionados temas como: Lei colaborativa, Justiça restaurativa, Jurisprudência Terapêutica, Mediação transformativa e Direito preventivo.


• Enquanto advogados e mediadores, podemos orientar nossos clientes a se concentrarem nas grandes questões, dando aos participantes a oportunidade de investigarem seus próprios valores e a compreenderem a influência que as suas escolhas e os seus processos de tomadas de decisão geram em suas vidas.


• Uma Sociedade Sustentável, Sistêmica e Consciente começa dentro de cada um de nós, e o reflexo de um contrato consciente entabulado por um advogado com tais habilidades será de reforçar o protagonismo, autonomia, autorresponsabilidade dos contratantes e no contribuir na pacificação de conflitos.

• E esses contratos podem ser entabulados, atualmente, por qualquer pessoa e, possibilita, ainda, a inclusão de meios de solução consensual e extrajudicial para o conflito, pois é um documento “vivo e respirável”, construído de forma criativa e costumizada em conjunto com os participantes, apresentando soluções equitativas, em que as partes compreendem a famosa “relação ganha-ganha”.


• E essas empresas/empresários conscientes que utilizam desse modelo estão superando seus pares, em muito. Tony Schwartz da Harvard Busines Review, enfatizou que em recente pesquisa foi constatado que as empresas que praticam o “capitalismo consciente” divulgaram resultados financeiros 10 vezes melhores no longo prazo.


• Assim, começar o contrato orientado por valor dá a todos os envolvidos mais segurança e, em última análise, leva a melhores relacionamentos e resultados. Você já participa desse movimento na sua atuação profissional? Compartilhe comigo por aqui!


Caso tenha ficado alguma dúvida não deixe de me mandar uma mensagem por escrito no Whatsapp pelo contato (11) 91113-1133 (Dra. Nara - Advogada Trabalhista).


Fontes: https://actssadv.jusbrasil.com.br/artigos/848151637/voce-sabe-o-que-sao-contratos-conscientes; material da aula “A nova teoria dos Contratos Conscientes®, Sustentáveis e Integrativos na Sociedade 5.0” por Sabrina Chagas de Almeida Noureddine no Curso de Mediação Empresarial do Aretê Sistêmico; https://www.promenadecomunicacao.com.br/2019/08/27/contratos-conscientes/ **

bottom of page