top of page
  • Foto do escritorNara Brito Barro Advogada

Abordagem sistêmica na solução de conflitos na Advocacia e na Mediação

Atualizado: 9 de jan.


● A abordagem sistêmica na solução de conflitos é utilizada por profissionais do Direito (ex: advogados, mediadores) ou de outras áreas que possuem habilidades e conhecimentos sobre o pensamento sistêmico (considerado o novo paradigma da ciência), sobre a filosofia hellingeriana e também possuem competências interpessoais e multidisciplinares.

● Essa abordagem se mostra efetiva, pois, por ela, acessamos mais informações que facilitam a percepção do conflito, alcançando-se um nível de maturidade que possibilita uma solução mais autônoma, definitiva, consensual e humanizada pelos envolvidos.

● De forma adequada são utilizadas, pelos profissionais, ferramentas e técnicas sistêmicas como perguntas; comunicação não violenta; escuta ativa; levantamento de dados mais profundos da empresa (relação de fundadores e colaboradores) e família (filiação biológica); diagnóstico de imagem (com fichas, bonecos ou outra âncora); sempre respeitando as diretrizes e normas do código de ética e disciplina desses profissionais que atuam com essa abordagem, bem como preservando a privacidade e autonomia do cliente/parte e através de um ambiente seguro. ● A abordagem sistêmica é utilizada pelo nosso escritório em todas as nossas áreas de atuação (Trabalhista, Empresarial, Cível, Familiar e Sucessório), seja nas consultorias jurídicas, como também durante os acompanhamentos extrajudiciais e judiciais dos conflitos e na técnica de Mediação Extrajudicial, com o fim de melhorar a experiência do cliente/parte e possibilitar uma ampliação de caminhos na tomada de melhores decisões e a facilitação do diálogo entre os envolvidos.


● Ressalta-se que essa abordagem não se confunde com a constelação sistêmica que é uma técnica terapêutica fenomenológica breve que permite localizar e/ou remover bloqueios que podem estar influenciando e atuando na vida do indivíduo, ainda que de forma inconsciente e se utiliza de movimentos sistêmicos e frases de solução.


● Portanto, diferente da referida técnica, a abordagem sistêmica utiliza-se de novas competências, conhecimentos e habilidades necessárias para buscar a origem, contexto e reais interesses dos conflitos, convidando o cliente/parte a experenciar uma percepção sistêmica em conjunto a orientação jurídica cabível e solicitada.


Caso tenha ficado alguma dúvida não deixe de me mandar uma mensagem por escrito no Whatsapp pelo contato (11) 91113.1133 (Dra. Nara - Advogada Trabalhista). #direitosistêmico #advocaciasistêmica #advogadasistêmica #mediadorasistemica #florianópolis #floripa #ituiutaba #advogadatrabalhista #abordagemsistemica #praticasistemica #mediacao #mediaçãosistêmica #advogadoonline #sougdas #escritóriodeadvocacia #constelação #empresas #empreendedores #empreendedoras #pensamentosistemico #culturadapaz #advocaciaextrajudical #correspondentejuridico #escritoriotrabalhista #santacatarina #consultaadvogado #advogada #advocaciacolaborativa #correspondentejuridico #advocaciapreventiva #oabsc #consultoriajuridica #advogadoflorianopolis #advogadotrabalhistaflorianopolis #mediadorflorianopolis #escritorioadvocaciatrabalhista #trabalhistasistemico

110 visualizações0 comentário
bottom of page