
Nara Brito Barro Advogada
Sou obrigada(o) a tomar a vacina contra a Covid-19 se a empresa solicitar? Posso sofrer justa causa?
Atualizado: 24 de ago. de 2021

A empresa pode exigir que eu tome a vacina contra a Covid-19?
Se a empresa divulga informações, elabora programa de conscientização e cria um programa de vacinação contra Covid-19 aos seus colaboradores, o empregado então é obrigado a se vacinar.
Contudo, caso a política de vacinação seja adotada como regra da empresa, é preciso que os empregados sejam comunicados formalmente, via escrita ou verbal, na presença de testemunhas para que não haja contestações sobre a validade da conduta adotada.
Quando o empregado pode se recusar a vacinar contra a Covid-19?
Pode o empregado se recusar a tomar a vacina, desde que apresente uma explicação ou justificativa com a apresentação de razões médicas documentadas.
E se eu não tiver uma justificativa médica para não tomar a vacina?
É recomendado que a empresa primeiro aplique a advertência por descumprimento de ordem interna e depois, se necessário aplique uma suspensão, e só se o problema persistir diante da recusa do funcionário, aí sim a dispensa por justa causa poderá ser adotada pelo ato de indisciplina ou insubordinação do empregado.
Isso se dá porque a Organização Mundial de Saúde considera a vacinação como principal meio para contenção da Covid-19, no intuito de atingir a "imunidade de rebanho".
Portanto, a recusa do empregado em tomar a vacina sem justificativa não prevalece sobre o interesse coletivo, pois, ao deixar de se imunizar, o empregado coloca em risco a saúde dos seus colegas e clientes.
E a empresa tem a responsabilidade de prezar pela segurança coletiva dos demais trabalhadores que atuarem junto ao cidadão que se recusar a tomar a vacina. Isso porque é um direito constitucional trabalhar em um ambiente saudável.
A tendência atual nos Tribunais Trabalhistas e no STF é validar a dispensa do funcionário que recusar imunização sem motivo.
• Caso tenha ficado alguma dúvida não deixe de me mandar um e-mail: britoebarroadvocacia@gmail.com ou entrar em contato (11) 91113-1133 (Dra Nara).
• Te ajudamos com o conteúdo? Espero que sim!!! Clique no coração abaixo caso tenha ajudado.
Continue lendo:
Saí da empresa em que trabalho, qual o prazo para pagarem minhas verbas rescisórias?
Qual a vantagem de firmar um acordo extrajudicial trabalhista?
Quando a grávida pode ser afastada do emprego na Pandemia de acordo com a nova lei 14.151/21?