top of page
  • Foto do escritorNara Brito Barro Advogada

Diagnóstico de Imagem - Como pode beneficiar na solução de conflitos? Saiba mais aqui!

Atualizado: 9 de jan.


• A história do cliente tem imagem, sentimentos e emoção. Por essa razão, usar alguns recursos para externalizar a imagem do conflito, de acordo com o que está na mente do cliente, contribui para modificar a percepção daquela questão, pois vendo de outra perspectiva, ou melhor, “de fora” e não “do meio”, enquanto expectador, ele poderá perceber em quais contextos e posições ou quem deveria estar ali inserido, e isso auxilia na identificação dos reais interesses e possibilita uma solução mais rápida.


• Então, essa imagem é como um gatilho que desperta na mente do cliente uma outra história, um novo significado, pois estrutura o pensamento, e é um recurso menos invasivo, já que está conectado a algo interno e que faz sentido a ele.


• E essa maior clareza trazida por esse recurso se dá pelo fato de que quando o conflito é narrado, o fazemos com o lado racional do cérebro, o esquerdo, e quando ele é demonstrado por meio de uma imagem, a demonstração é feita com o emocional, o lado direito do cérebro, e com isso vemos a diferença do que a pessoa fala e do que ela sente, acessando todos os seus recursos internos ao integrarmos a percepção de seus dois lados do cérebro, o que pode trazer, posteriormente, movimentos espontâneos e autônomos para dirimir controvérsias.


• Esse recurso de diagnóstico de imagem não é utilizado em todos os atendimentos, requer muita percepção do profissional, e é recomendado, principalmente, quando o cliente estiver embreagado na dor, não sabendo exatamente o que está acontecendo com o conflito, sempre respeitando sua autonomia, pois nem todo mundo suporta ver ou elaborar uma questão/ideia de outra forma.


• Ressalto que nesse diagnóstico não utilizamos recursos de falas igual nas constelações sistêmicas e também não é sugerido movimentos nos elementos colocados. Utiliza-se, apenas, os princípios dessa técnica, enquanto conhecimento e não a atividade em si, trazendo essa percepção sistêmica ao cliente, e é feito utilizando-se diversos recursos, como bonecos, fichas, outros objetos, desenhos ou fotos, como esses da foto do nosso escritório, sendo uma nova forma de comunicação com o cliente através de uma linguagem não verbal!


Caso tenha ficado alguma dúvida não deixe de me mandar uma mensagem por escrito no Whatsapp pelo contato (11) 91113-1133 (Dra. Nara - Advogada Trabalhista. • Foto: Escritório Brito e Barro Advocacia e Consultoria Jurídica - https://www.instagram.com/britoebarroadvocacia/

28 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page